Os famosos “calorões” são um dos sintomas da menopausa que as mulheres mais sofrem, certo?
Exato! Contudo, existem diversos sintomas que são pouco discutidos devido à falta de informação. Mudanças no paladar, oscilações de humor, fadiga constante, formigamento nos membros e problemas de memória são alguns desses sinais que muitas mulheres não associam à menopausa.
Se você está passando por algum desses sintomas, esse conteúdo é para você!
Vamos entender um pouco o que acontece no corpo da mulher durante esse período tão delicado e não se esqueça de conversar com seu médico de confiança para definir estratégias eficazes para contornar cada um desses sintomas.
O que ocorre no corpo da mulher?
O envelhecimento é um processo natural pelo qual todos passarão, e no caso das mulheres, envolve também o envelhecimento do sistema reprodutor, período conhecido como menopausa.
Durante esse período, o corpo passa por diversas mudanças hormonais que podem afetar tanto a saúde física quanto emocional. Essas alterações incluem a interrupção da menstruação, ondas de calor, alterações no humor, e uma série de outras transformações que fazem parte desse estágio da vida.
Embora esses sintomas sejam amplamente conhecidos pelas mulheres, existem outras situações menos discutidas que também estão associadas à menopausa.
A partir de agora, abordaremos essas questões pouco faladas.
Comeu um pouco fora da dieta (saudável) e está inchada?
Essa queixa é muito comum em meu consultório, e entendemos o quanto isso incomoda as mulheres na menopausa. Basta comer algo mais gostoso e fora do estilo saudável, e a calça já aperta, os dedos das mãos incham, assim como os pés…
Esse sintoma é bastante frequente durante a transição da menopausa. As alterações hormonais desencadeiam mecanismos responsáveis por esse inchaço, o que pode ser muito desconfortável.
Vamos falar sobre cada um deles?
O corpo da mulher sofre uma grande flutuação e uma queda progressiva dos hormônios, especialmente do estrogênio e da progesterona. Os níveis de cortisol acabam aumentando como consequência dessa bagunça hormonal.
Essa bagunça acaba ocasionando maior retenção hídrica no corpo, o famoso inchaço.
Intestino preguiçoso também causa inchaço!
Outro sintoma relacionado à variação hormonal, semelhante ao que ocorre durante a gestação, é a constipação, que afeta muitas mulheres.
A constipação faz com que o intestino fique muito cheio e distendido, as fezes se tornem mais ressecadas, e o corpo absorva mais água, resultando em um aumento do inchaço.
A diástase não resolvida da gestação
Aquelas mulheres que já passaram por gestações, mesmo que há muitos anos, é comum que o inchaço seja causado pela diástase mal resolvida. Esse problema é ainda mais agravado quando a mulher não está treinando a musculatura da forma correta.
Esses três sintomas que causam o inchaço na barriga podem ser aliviados com a ingestão adequada de água ao longo do dia. Isso ajuda o corpo a entender que não há necessidade de reter líquidos, pois está bem hidratado, além de melhorar o funcionamento do intestino.
Se você está gostando desse conteúdo e quer entender como cada fase da menopausa se manifesta, clique nesse link.
Quais outros sintomas da menopausa que são pouco falados?
Mudanças psicológicas
As flutuações hormonais, que citamos acima, podem levar a diversas alterações psicológicas e emocionais.
Indivíduos com um histórico de depressão ou ansiedade podem encontrar mais desafios durante essa transição. É comum enfrentar sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade, mudanças de humor e até ataques de pânico.
Problemas com sono
As ondas de calor e as alterações de humor afetam diretamente na qualidade do sono, fazendo com que intensifique ainda mais os sintomas emocionais da menopausa, os que falamos no tópico anterior.
Por isso, faça uma higiene do sono adequada! O sono é fundamental para o bom funcionamento do corpo.
Alterações na pele
Em uma pesquisa com 87 mulheres, cerca de 64% relataram que sofreram alterações na qualidade da derme. A pele mais seca foi um dos sintomas mais relatados por elas, além do ressecamento, maior aparecimento de rugas e flacidez.
No início da menopausa, ocorre uma perda de 30% na produção de colágeno afetando diretamente a qualidade da pele.
Cabelos mais ralos?
Os cabelos também podem ser afetados durante essa fase. Nesse mesmo estudo, mulheres relatam alterações na cor do cabelo, afinamento e crescimento de pelos em áreas indesejadas.
A menopausa apresenta diversos outros sintomas, porém nosso foco maior foi em sintomas não tão comuns e pouco discutidos na mídia.
Não deixe de conversar com seu médico de confiança. Seu processo de transição hormonal será muito melhor com o acompanhamento correto.
Se você quer aprofundar um pouco mais sobre os sintomas na perimenopausa e entender mais sobre essa fase, acesse esse conteúdo completíssimo e fique por dentro de tudo.
Conheça a Dra. Júlia Azevedo
A Dra. Júlia Azevedo é ginecologista e obstetra, com vasta experiência em climatério, menopausa e uroginecologia, formada pela UFRGS.
Com especializações em saúde feminina, ginecologia esportiva e estética íntima, ela oferece cuidados completos e personalizados para mulheres em todas as fases da vida. Seu foco está em proporcionar tratamentos modernos e eficazes, sempre com um atendimento acolhedor e humanizado.
Agende sua consulta e conte com uma especialista que une ciência, dedicação e carinho no cuidado com a sua saúde.