Novidades
Secura vaginal: o que é e quais as causas?
Entre os 45 anos e os 52 anos, as mulheres sofrem uma queda natural nos níveis de estrogênio, que vão diminuindo até cessarem por completo. Embora “os avisos” de que a menopausa estava próxima já haviam sido sentidos, por meio dos famosos calorões, da sudorese excessiva, da ansiedade, da indisposição, entre outros, é somente com o cessar da produção desse hormônio que essa nova fase surge e pode provocar, também, secura vaginal.
Sexualidade feminina ressignificada: estética íntima e autoestima.
Os avanços na ginecologia estética, em especial os das duas últimas décadas, têm proporcionado diversas opções para quem busca melhorias na região íntima, seja por razões estéticas, funcionais ou psicológicas. Não há como negar que o impacto de todas essas mudanças vai muito além da aparência, influenciando diretamente a confiança e a qualidade de vida das mulheres.
O que a ciência diz sobre os famosos calorões da menopausa? Como praticar exercícios físicos pode ajudar?
Os calorões da menopausa se caracterizam por uma sensação repentina e intensa de calor, geralmente no rosto, pescoço e parte superior do corpo, acompanhada de sudorese e, às vezes, palpitações. Essas ondas de calor podem durar de alguns segundos a vários minutos e ocorrem devido às alterações hormonais, especialmente à redução dos níveis de estrogênio, que afetam o centro de controle da temperatura do corpo no cérebro.
Como o sono de qualidade impacta na performance dos exercícios físicos?
Muitas mulheres relatam dificuldades para dormir, insônia e despertares frequentes durante a noite, ou seja, sono de baixa qualidade. E isso ocorre devido às diversas mudanças no corpo da mulher, incluindo alterações hormonais que impactam diretamente na qualidade do sono e na disposição para a prática de exercícios.