Novidades
Alimentação na menopausa: como se nutrir melhor nessa fase?
A menopausa, marcada pelo fim da menstruação e pela diminuição da produção de hormônios como estrogênio e progesterona, é um desafio para a mulher. Essas mudanças afetam não apenas o seu metabolismo, mas também sua disposição, saúde óssea e até o seu humor. Sendo assim, a alimentação é um dos aspectos que mais merecem atenção nesse período.
Por que as mulheres ganham peso na menopausa?
A menopausa é um período marcante na vida da mulher, caracterizado pelo fim da menstruação e pela diminuição da produção de hormônios como estrogênio e progesterona. De forma fisiológica este fenômeno pode acontecer em torno dos 51 a 54 anos. Entre as várias mudanças que ocorrem nessa fase, o ganho de peso é uma das mais comuns e preocupantes.
Metabolismo na menopausa
A menopausa é um marco biológico que ocorre quando a mulher passa 12 meses consecutivos sem menstruar, geralmente entre os 45 e 55 anos. Além dos sintomas conhecidos, como os fogachos e as alterações de humor, uma das maiores preocupações nessa fase é a mudança no metabolismo. Isso contribui para o ganho de peso, especialmente na região abdominal, e aumenta o risco de desencadear doenças metabólicas.
Perimenopausa e Menopausa: Diferenças, Sintomas e Abordagens.
A perimenopausa – ou pré-menopausa – é a fase de transição que antecede a menopausa, podendo começar de 8 a 10 anos antes da última menstruação. Já a menopausa é um marco biológico definido como a última menstruação, confirmada após um ano sem ciclos.