Estética Íntima
Apesar de ainda ser um tabu para algumas mulheres, a estética íntima é uma área dentro da ginecologia que leva as tecnologias já amplamente utilizadas em estética para tratamento de queixas associadas com a genitália feminina.
Esses tratamentos buscam não apenas melhorar a estética da região, que pode ser algo de extremamente importância para algumas mulheres que se constrangem com o aspecto de sua área íntima, mas principalmente visam melhorar uma série de desconfortos que acontecem nessa região e que, até então, eram frequentemente negligenciados.
Assim como nosso corpo é resultado da vida que tivemos, com a região íntima não poderia ser diferente. Fenômenos como emagrecimento, efeito sanfona, gestações, partos, menopausa e doenças crônicas podem afetar o aspecto e a saúde da região, trazendo desconfortos secundários à flacidez, ressecamentos, fissuras crônicas, escurecimento, incontinência urinária, entre outros.
Então, seja por conta de insatisfação com a aparência da vulva ou por perda de qualidade de vida e bem-estar, existem tratamentos possíveis e que podem melhorar não apenas a estética, mas a autoestima e o cotidiano da mulher. Sendo assim, a busca por uma ginecologista especializada e com olhar direcionado para a ginecologia estética pode trazer maior segurança e satisfação para as mulheres.
A medicina e a estética íntima feminina
A combinação da estética íntima feminina e da ginecologia oferece uma abordagem abrangente e interdisciplinar para os problemas de saúde e aparência íntima das mulheres.
No caso de Ginecologistas Estéticos, por serem especializados em questões da saúde íntima feminina e da aparência, podem ajudar as mulheres a encontrar soluções personalizadas para o que desejam, levando em consideração a individualidade de cada uma.
Entre o que pode ser tratado por essa especialidade, podem ser ressaltados:
- Melhora da aparência estética da vulva;
- Incontinência urinária leve;
- Secura vaginal;
- Fissuras vaginais;
- Sensação de frouxidão do canal vaginal;
- Infecções de repetição;
- Hipertrofia dos grandes e dos pequenos lábios, bem como do capuz do clitóris;
- Clareamento da vulva;
- Flacidez de lábios;
- Hiperidrose (sudorese excessiva) da região da virilha;
- Vaginismo (contração involuntária da entrada da vagina).
Procedimentos abrangentes e seguros
Os procedimentos podem ou não ser cirúrgicos, dependendo da avaliação realizada e do objetivo final da paciente.
Entre os procedimentos não-cirúrgicos, estão o uso de laser e de radiofrequência para estímulo de colágeno na vulva e na vagina para melhorar ressecamento, dor na relação sexual, incontinência urinária leve e sensação de frouxidão, por exemplo.
Além disso, outros procedimentos podem ser feitos para área externa como:
- Clareamento íntimo com laser, microagulhamento ou peelings;
- Preenchimento de grandes lábios com ácido hialurônico;
- Uso de bioestimuladores de colágeno para tratamento da flacidez;
- Uso de enzimas lipolíticas para diminuir a gordura localizada no monte de vênus;
- Aplicação de toxina botulínica para tratar o vaginismo e hiperidrose;
- Uso de fios de PDO para flacidez de lábios e de monte do vênus;
- Uso de ultrassom macro e microfocado, para melhora da flacidez, gordura localizada, hipertrofia de lábios vaginais e gordura localizada no monte de vênus.
Já em relação a procedimentos cirúrgicos, algumas vezes podem ser tratados em consultório. É o caso da Ninfoplastia a laser, que traz ótimos resultados estéticos e com menor constrangimento da paciente, que é submetida ao procedimento no próprio consultório médico, sem necessidade de internação hospitalar.
Quando procurar uma Ginecologista Estética?
A mulher deve procurar esse atendimento não apenas quando desejar uma melhora estética da sua região íntima, apesar de ser o comumente pensado. Em caso de busca por melhorar a função dessa região, também deve ser procurado o atendimento com uma Ginecologista Estética, pois a maioria dos tratamentos busca um resgate da funcionalidade, junto à aparência.