Muito prazer,
Dra. Julia Azevedo
Ginecologista e Obstetra
- Formação
Tudo começou quando eu entrei super jovem para faculdade de medicina, com 16 anos, na UFRGS em 2003. Durante todo curso eu sempre soube que queria ser ginecologista e obstetra, já que sempre fui fascinada pelo universo feminino, hormônios femininos, ciclo menstrual, climatério.
Desde o início da faculdade, eu já fazia parte de projetos de pesquisa na área de climatério e menopausa. Sempre trabalhei e estudei muito nessa área. Após a faculdade, entrei na residência de ginecologia e obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, de 2009 a 2011. Posteriormente, fiz um ano adicional de residência – Também no Hospital de Clínicas – na área de uroginecologia e de pré-natal de alto risco.
Em paralelo, sempre mantive os estudos na área de climatério e menopausa. De lá para cá, foram muitos projetos de pesquisa, mestrado, ingresso no doutorado, pesquisas clínicas para desenvolvimento de novas medicações e por aí vai. Quem gosta de estudar, não para nunca!
- Saúde Feminina
- Ginecologia Esportiva
A ginecologia esportiva, área em que atuo também hoje, é uma área nova dentro da ginecologia que tem como objetivo não só trazer benefícios à saúde feminina para mulheres que praticam atividade física como também orientar atividade física para melhoria de doenças e afecções da saúde feminina.
Para quem não conhece, a ginecologia do esporte une duas áreas em que eu estudo há muitos anos em paralelo: uroginecologia (estudo do assoalho pélvico) com a parte da ginecologia endócrina (hormônios femininos) e climatério.